quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um grande susto na curva mais perigosa de Braga

Foi uma pickup muito parecida com esta que o outro dia quase me acertava de lado no meu boguinhas na curva mais famosa de Braga também conhecida por ser a mais perigosa. Era cerca da meia-noite e ia eu no meu caminho descansadinho para casa quando já depois de ter feito a dita curva só tenho tempo para me aperceber dum carro a atravessar-se de lado na minha faixa e mesmo mesmo quase já em cima de mim! Só digo que travei o quanto pude e em menos de 3 segundos vejo o carro a despistar-se para fora da estrada, bateu no passeio e capotou duas ou três vezes antes de parar virado para baixo numa subida de terra e ervas ao lado do passeio. Em toda a minha vida foi a primeira vez que tive tão perto dum acidente destes e digo que me borrei todo ao ver aquela cena toda e ainda por cima sabendo da sorte que tive pois se estivesse uns dois metros mais á frente com toda a certeza que me tinha acertado e a coisa não ia ser bonita. Ora depois do despiste e capotansso, parei o carro mais á frente, saí e já estavam mais pessoas a tentar tirar um rapaz praí da minha idade de dentro da pickup, que por acaso teve uma grande sorte e não teve nada de mais. Chamou-se a ambulância e a polícia, que chegou primeiro que a ambulância(uma vergonha), e lá se compôs a coisa e eu fui embora para casa. Esta curva é muito famosa e com certeza já ouviram falar dela, no entanto, há umas coisas a reter disto: a curva sim é perigosa porque é muito apertada, tá cheia de buracos, cheia de restos de outros acidentes, cheia de óleo e combustível e tá muito mal configurada pois devia ter uma inclinação virada para dentro e não para fora. Mas, e com toda a certeza a causa deste acidente foi o excesso de velocidade aliado também ao piso molhado e talvez também a um derrapar em óleo e alguma azelhisse e inexperiência do condutor. Era bom que pegassem nos 11 milhões de euros que vão gastar no novo troço de 700 metros de acesso ao novo hospital (12 mil euros por cada metro feito!) e fizessem algo naquela curva porque é uma vergonha para Braga e uma falta de respeito para com as pessoas que todos os dias lá passam, sempre sujeitas a que aconteça algum acidente. Um morador duns prédios vizinhos da tal curva já colocou uma série de vídeos de acidentes que lá ocorrem, grande parte em dias de chuva. Até já deu na Sic uma reportagem desta vergonha. Alguém tem de pôr mão nisto senão qualquer dia morre gente lá ou eu da próxima vez não tenho tanta sorte...

Foi um acidente parecido com este que eu presenciei, mas muito pior que este ou outros videos dos acidentes já colocados no Youtube. (COM SOM)



Aqui estão mais vídeos de acidentes lá.

Aqui está a reportagem da Sic.

2 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas abusam e depois é assim, mesmo que o piso esteja estragado nunca se deve abusar...muito menos com uma pickup a pensar que está numa pista de nascar.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

quem entrar na curva em dias de chuva, a mais de 80 ou 90km/h e ainda por cima se for com um carro de tracção atrás tá lixado...